Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune by mail

Tokio Hotel foi formado pelos irmãos gêmeos Bill (vocalista) e Tom (guitarrista), que são de uma antiga cidadezinha chamada Loitsche na Alemanha Oriental. (Data de nascimento: 01.09.1989) Em seguida, Georg Listing (baixista - 31.03.1987) e Gustav Schäfer (baterista - 08.09.1988) se juntaram a eles. Finalmente os quatro formaram a banda.

Bill e Tom começaram a compor música com 7 anos. Eles se apresentavam em Magdeburg quando tinham 10 anos. Por isso foram precoces.

Mais tarde, com 13 anos, eles tinham gostos e interesses semelhantes com Georg e Gustav, que foram assistir ao show deles, e começaram a montar a banda.

Georg começou a tocar baixo com 13 anos e Gustav começou a tocar bateria com 15. Para eles, a banda era a verdadeira carreira.

Quanto ao motivo de TH ter nomeado sua banda de Tokio,
Bill disse: "Consideramos que Tóquio é como nosso destino final, porque Tóquio é muito longe para alcançar. A cena de estarmos em Tóquio sempre pairou em torno de nós. Fomos inspirados por esta cena e adicionamos Tóquio ao nome da banda."

A entrevista começou com um clima harmonioso como da última vez.

Que penteado fabuloso!
Bill: Obrigado!

Quanto tempo você gasta nesse penteado?
Bill: Este é o mais fácil, porque o cabeleireiro precisa apenas fazer o cabelo assim. Não demorou muito tempo para fazer isso. Mas no passado gastava muito tempo e eu tinha muitos problemas com o meu cabelo comprido. E eu sempre usei spray de cabelo. Então esse penteado de hoje é mais fácil.

É a segunda vez que vocês vêm a Tóquio. O que acham daqui?
Bill: Nós realmente gostamos das ruas no Japão. Estávamos um pouco nervosos no primeiro dia quando chegamos. Não conseguíamos imaginar tudo antes de chegarmos a Tóquio. Mas sabíamos como era dessa vez. Conhecemos pessoas diferentes e tudo foi emocionante. Realmente apreciamos que tudo estava cheio de energia. E todas as pessoas foram muito gentis. Além disso, nossos fãs estavam enérgicos. Eles nos enviaram muitos presentes e fizeram muitas coisas para nós. Ficamos muito emocionados. Por isso, o momento mais emocionante foi quando tiramos fotos com os fãs. Naquele momento, cada um lançava sua emoção.

Onde vocês querem ir em Tóquio?
Gustav: Não vimos muito. Mas fomos a Shibuya, foi incrível! O cruzamento em Shibuya foi fantástico. Conhecemos muitas pessoas que nunca conhecemos antes. Não há lugar assim na Alemanha. Nós realmente queremos ver mais ruas assim.

Que tipo de impressão vocês têm das meninas japonesas?
Bill: Elas são muito bonitas. Embora às vezes sejam um pouco tímidas, eu acho que elas são fofas. É normal ficar tímida e atrapalhada quando sua banda favorita está na sua frente, afinal eles são seus favoritos. Então, é natural. Eu realmente gosto.

E as meninas alemãs e as americanas?
Bill: Elas não são tão tímidas. O que eu devo dizer? Na Alemanha, as pessoas são mais loucas (Ele aumenta sua voz). Como países diferentes têm culturas diferentes, eu não posso julgar. Isso difere de homem pra homem. Depois de chegarmos no Japão, eu percebi que as japonesas são um pouco tímidas. Mas todos os fãs do TH são, basicamente, uma grande família. Eles compartilham tudo no Twitter. Então eu acho que as fãs japonesas vão fazer parte da grande família.

Bill, então você é um garoto tímido, certo?
Tom, Georg e Gustav: Bill é tímido! (risos)
Bill: Não, não sou assim. (cora) Na minha opinião, eu acredito que deve haver alguns momentos na vida das pessoas em que elas se sentem tímidas. Acho que não posso ser tímido porque eu me acostumei a me comunicar com as pessoas depois de anos de prática. Mas tudo depende. De acordo com a situação, as pessoas devem se sentir tímidas também. Eu estava pensando se eu poderia dizer 'Olá' a uma bela dama, dizer a ela que sou uma estrela do rock no meu tempo privado.
Tom: Eu tenho um bom conselho. Se Bill conhecer alguém e se sentir tímido, ele deve oferecer um beijo. (Todos riem) Portanto, o Bill é tímido! (risos)
Bill: Ok, eu sou um pouco tímido.
Tom: Então você deveria fazer isso.
Bill: Não posso. Eu sei que é melhor beijar com sentimentos verdadeiros.
Tom: Vê? Bill é um garoto tímido. (risos)

A entrevista continua em uma atmosfera harmoniosa.

Todos vocês começaram a banda quando eram muito jovens, mas naquela época, que tipo de música vocês queriam fazer ou havia uma imagem especial?
Bill: Hm, não, não tinha. Nós só começamos imediatamente a escrever música por nós mesmos, fizemos a nossa própria música. Então, até agora, não copiamos a música de ninguém.

Que incrível!
Bill: (risos) Mas, cada um de nossos interesses musicais são diferentes. E, como não havia uma banda como a nossa, só podíamos fazer música original. Porque todos os membros não tinham nenhum artista favorito em comum.

E agora?
Bill: Agora, todo mundo gosta de Aerosmith. Mas, claro, a música que todos ouvem em privado é diferente. Sempre fomos questionados, sobre a nossa visão, o que queremos fazer a partir de agora, como fazemos música, mas é realmente simples. Só esperamos que "algo" chegue a todos nós.

Então é fácil encontrar a música que vocês querem fazer?
Bill: Sim, é! Como o início da banda foi realmente cedo, eu sempre penso nas letras, e Tom toca a guitarra...
Tom: Escrever a música é fácil. É sempre fácil encontrar o que queremos fazer, então só fazemos.

Como vocês acham?
Tom: Começamos apenas a praticar na sala de ensaios. Bill começa a escrever letras emotivas, e nós tocamos nossos instrumentos. A letra e a música é toda produzida, ao mesmo tempo.
Georg: Não preparamos nada antecipadamente.
Bill: Falando sobre algumas expressões, ao escrever, há também pessoas que escrevem uma história ou uma poesia para expressar a si mesmo. Mas sempre nos expressamos fazendo música.

Quando escreve letras, de onde você tira a inspiração?
Bill: De todos os lugares. Eu recolho idéias de muitos lugares, e Tom e eu organizamos juntos enquanto estamos gravando em nosso estúdio em casa. Inspiração de filmes, de cidades que fomos, de mim mesmo e de pessoas diferentes, e também da vida. Vamos ao estúdio e colocamos essas coisas juntas, e de lá novas idéias são criadas, algumas são mudadas completamente. É assim que funciona.


Bill, você escreve letras como se escrevesse em um diário?
Bill: Sim. Elas são completamente diferentes. Recebemos inspiração de vários aspectos, e os assuntos são, basicamente, sobre nossos sentimentos e experiências. As músicas não são apenas sobre realidade e fantasia, mas também a CONEXÃO entre elas.
Tom: Eu acho que ambos os mundos vão despertar o meu verdadeiro sentimento. O mundo da fantasia nos afeta, e é especialmente refletido no nosso novo álbum "Humanoid".

Que emoção pode ser facilmente refletida na música do Tokio Hotel?
Bill: Sempre criamos letras com as nossas emoções do momento. Nos sentimos bravos ou tristes, com medo, com o coração partido, felizes, ou às vezes só queremos fazer uma festa naquela noite. Nós temos sentimentos diferentes a cada dia. Sempre pegamos alguns pontos e colocamos nas nossas músicas, assim como manter um diário. Deve haver algumas pessoas que escrevem em diários à noite! E a nossa música é o produto da mistura de diários e fantasia.

No site oficial do TH, podemos saber muito sobre o seu próprio ponto de vista do mundo a partir dos conceitos de web design. Quando vocês tiveram essa idéia?
Bill: HAHAHA (rindo alegremente). É como montar um quebra-cabeça. Nós não tínhamos nem sequer uma idéia no início. Apenas continuamos na criação das nossas músicas, adicionando música eletrônica e tornando-as mais coloridas. Quando fizemos isso, gradualmente tivemos algumas idéias tais como os efeitos visuais podem aparecer, ou a forma de transmitir as emoções humanas. Nós conseguimos este efeito através das imagens e do fundo, e são apenas como as roupas da tour. Tudo deixa as músicas mais animadas.

Que profundo! Legal! Bill, quando você soube que queria ser uma estrela?
Bill: Muito cedo. Mamãe sempre disse que Tom e eu éramos muito barulhentos quando crianças.
Georg: E vocês ainda são. (risos)
Bill: (continua dizendo com um pouco de raiva) Somos artistas naturais. Mamãe nos levava a festas e ficávamos com os microfones na mão, falando ou dançando. Éramos energéticos a todo momento.
Tom: (em alemão) Mas às vezes falávamos errado.

Todas as pessoas riram quando Tom disse isso, Georg foi o mais alto.

Estou muito interessada na história do quebra-cabeça. Que tipo de filme influencia a sua visão do mundo, Bill?
Bill: É difícil dizer. Eu gosto de vários tipos de filme. O primeiro filme que assisti foi "Labirinto" de David Bowie (1986). É o meu filme favorito.

Quando você assistiu esse filme?
Bill: Hum... por volta de 6 anos de idade. Eu assisti muitas vezes porque realmente gostei. Eu também gosto de "Ligações Perigosas" (1988), embora seja um filme muito antigo. Eu assisto a diferentes tipos de filme, tais como os de ficção científica. Quando eu era mais novo, gostava muito de "E.T." (1982), e também de filmes de vampiro. Eu gosto de "O Quinto Elemento" (1997). E gosto de assistir filmes românticos também, como "Diário de Uma Paixão" (2004). É realmente comovente. Sim, eu assisto a muitos tipos de filmes, em vez de um tipo em particular.
Tom: É muito louco. Temos milhares de DVDs, já que há muitos filmes bons.

E os outros três? Vocês têm uma banda favorita ou um filme favorito, ou há algo influenciando vocês? Poderiam falar sobre isso?
Gustav: Meu álbum favorito é "Darkside Of The Sun". E meu DVD favorito é do Tokio Hotel. (todos riram)
Georg: Falando em atores, eu gosto muito do Leonardo Dicaprio. (Gustav e Tom riram alto)
Georg (dizendo sério): Seus filmes são muito bons.
Bill (concordando): Hum, é um fato. Seus filmes são muito bons. Os filmes que ele fez quando era jovem também são bons.
Georg: Ele poderia ser o ator do século.
Bill: Verdade!

E a música? Qual o seu álbum favorito?
Georg: Eu ouço a muitos tipos de música. E escuto mais do que um álbum por dia. O último álbum que comprei foi o do Mike Posner. (Mike Posner foi nomeado para o MTV EMA 2010)
Bill: Ele é um americano novato. E há um pouco de pop e R&B na sua música.
Tom: R&B, Dance e Hip Hop, esses três se misturam.

E você, Tom?
Tom: Meu filme favorito é "Dia de Treinamento" (2001) que foi encenado por Denzel Washington. Ele é legal e...
Bill (interrompe): Tom gosta de todos os filmes que Denzel Washintong atuou. E "Chamas da Vingança" (2004).
Tom: Ah! "Chamas da Vingança" é muito bom. Dakota Fanning é uma boa atriz também.

A entrevista de repente aqueceu.

Voltando ao tema da música, desde o seu primeiro álbum, vocês têm colaborado com produtores como Dave Roth, Patrick Benzner e David Jost. Que tipo de efeito foi criado em trabalhar com eles?
Bill: Estamos trabalhando juntos por um longo tempo.
Tom: Sim, estamos trabalhando juntos por 7 ou 8 anos, desde que começamos a nossa banda.
Bill: Conhecemos uns aos outros muito bem, e todos os álbuns foram gravados com esses produtores. Nosso último álbum "Humanoid" foi ligeiramente diferente porque trabalhamos com pessoas diferentes, apesar de termos colocado um monte de novas idéias no álbum, ainda trabalhamos com esses caras.
Tom: Eu acho que a coisa mais importante é que nos conhecemos muito bem, todos no estúdio sabem a direção de produção e som.
Bill: É importante para nós ter o mesmo gosto. Se tivermos produtores com gostos musicais diferentes de nós, vai ser difícil para nós produzir uma única música. Mas trabalhamos por um longo tempo, sabemos o que fazer, por isso é bem fácil.

Qual música, do álbum "Humanoid", contém o elemento mais recente? Eu acho que "Dogs Unleashed" é uma música original que mistura eletrônica com rock.
Bill: Sim, essa é a música que representa melhor o nosso novo som. Efeito eletrônico, bateria programada, teclado e sintetizador, nós desafiamos com um som diferente.

Sim.
Bill: Mas quando colocamos essas coisas na nossa música, nossas mentes estavam vazias. As músicas eram nossas, apesar de termos escrito as nossas músicas de coração, podíamos estar afetados pelo mundo exterior durante a gravação. Havia pessoas que tinham idéias diferentes, mas suas idéias não eram as melhores. Se usássemos da maneira errada, o som ia ficar muito ruim. Assim, a fim de não tornar o som ruim, nós tivemos que misturar com rock incrível. No último álbum, o rock eletrônico é o que eu mais gosto. Eu acho que quando estamos fora do palco queremos desafio para coisas novas.
Tom: É uma ferramenta para fazermos música de escalas maiores. Introduzindo rock eletrônico, estávamos com o objetivo de fazer um álbum com escala maior de som.
Bill: Na verdade, os instrumentos musicais tocaram mais música do que nós, é isso.

Bill e Tom ficaram sérios ao falar sobre sua música. Há ainda mais conversa com os quatro rapazes.
Vocês quatro têm vindo a trabalhar como banda desde os 14 anos. Desenvolveram uma parte eletrônica, mas a maioria das canções querem transmitir o mesmo. Na sua opinião, qual é a parte mais importante da música do Tokio Hotel?
Tom: Basicamente, começamos pelo baixo e a bateria, e gravamos com a guitarra, e o Bill canta. Nada nisto mudou. A voz do Bill mudou, mas quando olha para o Devilish e para o Tokio Hotel vê que continua o mesmo.

Georg e Gustav, reparamos no seu ritmo. Como acham que deve ser descrito o som do Tokio Hotel?
Georg: É difícil de dizer, porque eu faço parte do Tokio Hotel.
Tom (interrompendo): Estamos contentes de como ele é. Nós vamos para o estúdio fazer música, e por os nossos sentimentos nelas e não pensamos naquilo que irá sair. Estamos contentes pelo que fazemos, então acho que fazemos boa música. Se a sorte não estivesse conosco, faríamos música horrível.
Bill (com uma cara séria): Depende da situação. Nós fazemos o que fazemos e o público gosta. O mais importante é nós gostarmos da música. É a nossa canção, a nossa música, em primeiro lugar, fazemos por nós. Quando os fãs gostam, nós ficamos muito contentes. Eles crescem com a nossa música. Agradar aos seus fãs e fazê-lo só para vender, não é conosco. O mais importante é aquilo ser nosso.

Fantástico! O Tokio Hotel é conhecido em todo o mundo. Mas o que pensam para o futuro? Onde gostariam de tocar ou trabalhar?
Bill: Sempre sonhei com uma colaboração com o Aerosmith, em especial com o cantor Steve Tyler. Mas ninguém sabe o que lhes espera no futuro. Eu conheço muitas pessoas com quem gostaria de trabalhar. Ainda não posso dizer nada, mas em breve haverá notícias de um projeto.

Recebemos, também, perguntas de fãs japoneses. Há muitos fãs que adoram “Don’t Jump”. Irão tocá-la no futuro?
Bill: Sério? (Muito contente) Claro, mas…
Tom (interrompendo): Atualmente, eu gosto muito desta canção.
Bill (interrompendo para acabar a resposta): Temos muitas músicas boas, e é difícil para nós escolher quais tocar.
Tom (interrompendo): Há muitas canções boas, e talvez, nem 2 horas de concerto fossem suficiente para as tocar. (Todos riem)
Bill (alto): Estamos pensando em adaptar as canções mais antigas para tocá-las novamente.

Vamos falar do estilo do Bill, você tem alguns modos especiais de se vestir?
Bill: Pegue a última tour como exemplo, ficou sob a influência de filmes de ficção científica. Nós conversamos com Dean e Dan, os designers da Dsquared2. Eles são gêmeos como nós, então podemos nos dar muito bem. Queríamos criar um mundo fantástico, o palco como se fosse de outro planeta, as roupas com as luzes LED que poderiam combinar com as luzes do palco.

Então, o Bill vai fazer uma apresentação como outra pessoa assim como David Bowie usou o pseudônimo "Ziggy Stardust" uma vez. (Quando David Bowie lançou seu quinto álbum em 1972, ele conjurou-se um superstar Ziggy Stardust, que veio do espaço sideral e gravou do sucesso ao fracasso do artista. É uma obra-prima da história do rock and roll.)
Bill: (timidamente) Eu sou apenas um diletante que não pode ser comparado com ele. E basta olhar para essas fotos, essas pessoas nos anos 80. Sua aparência e roupas pareciam que eram de outro mundo.
Tom: Talvez os outros vão pensar que o Bill é monstruoso, mas quando você vir as fotos antigas de David Bowie, você vai mudar de idéia.
Bill: Um garoto usando maquiagem e sapatos de salto alto, no entanto, tudo isso não começou por mim. Já estavam aqui antes de eu nascer.

Verdade. David Bowie criou um tornado no círculo do rock, da moda e da arte. Bill não começou a se maquiar por causa de "Ziggy Stardust", não é?
Bill: Não. Eu soube disso depois. Eu comecei a me maquiar desde uma festa de Halloween. (Gustav e Georg riram)
Tom: Havia tantas bandas e cantores ruins na década de 80, mas há cantores com tantos assuntos, e há poucas bandas que trabalham em um álbum a sério e pensam sobre como escolher as roupas que se adequem ao palco. Eles formam a banda só para serem populares.

E o que vocês acham da Lady GaGa?
Bill: Eu gosto muito dela. Não importa o que ela faz com o próprio estilo, e não importa quão louco é, apenas é bem equilibrado. Lady GaGa sabe claramente o que ela quer, e o que quer fazer e os efeitos visuais apresentados no palco são realmente legais. Eu a admiro.

Vocês conhecem o Adam Lambert?
Bill: Hum, eu o conheço. Porque ele falou de mim em muitos lugares. (Adam disse que é fã do Tokio Hotel.) Eu nunca o vi, então não posso dizer nada sobre ele. No entanto, ouvi sua música no rádio. Eu conheço o seu rosto pelas fotos e alguém me disse coisas sobre ele. Mas nunca nos conhecemos pessoalmente.

Bill disse que ele não poderia julgar as pessoas antes de conhecê-las, eu acho que Bill é muito inteligente.
Como Bill e Tom são gêmeos, então se vocês quatro fossem irmãos, quem seria o mais velho e quem seria o mais novo?
Tom: (O mais velho) Eu.
Georg: Eu.
Gustav: Sou eu.
Georg: O Bill é o mais novo.
Bill: Na verdade, Georg é o mais velho, mas o Tom é o mais sério.

E sobre o terceiro, o Gustav?
Georg: Esses dois (Gustav e Bill) agem como se fossem da mesma idade. (todos riram)
Georg: Como ficamos juntos na maior parte do tempo, somos realmente como irmãos. (todos os membros da banda concordaram)


Traduções: Theresa @ THCN, Naah – LdSTH, Sugar @ THA e TH Zone

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "ELLEgirl.jp: Entrevista com o Tokio Hotel (Completa)"

Postar um comentário

featured-video

Blog Archive