Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune by mail

O site Peramoretuo escreveu um artigo onde fala da relação do Tokio Hotel e emos veja a matéria:

Tokio Hotel é uma das bandas mais populares atualmente. Foi fundada por dois irmãos, Bill e Tom Kaulitz, em uma cidade alemã chamada Magdeburg. A popularidade da banda cresceu rapidamente, e recebeu inúmeras indicações a prêmios na Alemanha e na Áustria. Com o álbum "Scream" o Tokio Hotel alcançou a categoria de ouro nos resultados do primeiro dia de vendas. Um par de dias antes esses meninos receberam um prêmio - por seu álbum "Zimmer 483" ser duplo disco de platina na Rússia. "Nas músicas tratamos de combinar as emoções com letras modernas, o mistério, a energia intensa do rock" - diz o líder da banda.

Tokio Hotel e os emos
A banda Tokio Hotel não se considera como emo, mas é amplamente aceita entre os emos.

Tradução: Naah – LdSTH

___________________________________________

Como sabemos a banda está longe de ser considerada o que se chama de emocore (bandas emólicas), apesar de sua classifição de gênero musical estar vista como tal em alguns sites musicais.

Para entendermos melhor as classificações do rock não me limitei em pesquisar cada gênero, e agora quem tinha dúvidas em classificar cada som musical poderá tirar suas dúvidas neste post.


Hard Rock: É um estilo de Rock pesado,com riffs e solos distorcidos e complexos.Geralmente,é rápido.As bandas mais famosas são Guns N' Roses,Aerosmith, Skid Row e Motley Crue.

Metal: Estilo caracterizado pelos riffs pesados.Não possue tanta velocidade,mas seus solos são geralmente bem complexos.Quando se torna rápido,passa a se chamar Heavy Metal (Metal pesado).Exemplos de bandas famosas é o Scorpions e Saxon.

Heavy Metal ou Thrash Metal: É a versão pesada do Metal.Todas as suas músicas são rápidas e com riffs e versos muito complexos.Suas bandas mais famosas são o Iron Maiden, Deep Purple, Metallica, AC/DC, Led Zeppelin, Alice Cooper e Megadeth.

Viking Metal: As temáticas abordadas se relacionam com inúmeros fatores locais do norte da Europa e com fatores históricos, fazendo referências às sagas vikings, batalhas, guerreiros, crenças, costumes, religiões, mitologia, literatura, e até mesmo à bebidas, clima e geografia local. É o sub gênero do Folk Metal e Black Metal, exemplos desse estilo musical são: The sword e Enslaved.

Power Metal: O power metal possui em suas letras temas bastante variados, bandas como Blind Guardian e Rhapsody of Fire têm preferência por temas como a fantasia, medievalismo e misticismo. Também é possível encontrar músicas românticas, como no Sonata Arctica, outras com muita positividade: Stratovarius, assim como temas políticos e até mesmo religiosos, como em canções do Gamma Ray e Running Wild. O estilo das letras é fortemente influenciado pela literatura, principalmente fantasiosa, no estilo de J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis.

Speed Metal: é uma definição de sub-gênero pouco usada do Heavy Metal que floresceu em meados dos anos 70 e também o progenitor direto do Thrash Metal. Quando o Speed Metal emergiu inicialmente como um gênero, pioneiramente aumentou o tempo do molde musical criado pelo Black Sabbath, Led Zeppelin, e Deep Purple. O speed metal pôde encontrar seu começo significativo com bandas de NWOBHM e, em se tratando de estilo, parece ter sido menos influênciado pelo punk rock que seu filho, Thrash Metal. Tendo como exemplo do gênero: Nuclear Assault.

Symphonic Metal: As principais influências musicais do Metal Sinfônico estão inicialmente no Gothic Metal, no Power Metal e na Música Clássica. Teclados são normalmente o ponto focal da música. Enquanto outros instrumentos normalmente desempenham papeis relativamente simples, as partes de teclado podem ser muito complexas e tecnicamente desafiadoras, muitas vezes, tocada em uma grande variedade de estilos clássicos e emulando até nada e incluindo arranjos orquestrais completos. Uma orquestra real é as vezes utilizada, tanto ao vivo quanto em estúdio, com efeitos semelhantes. Exemplo que se vê em Rhapsody Of Fire.

Indie Rock: Artistas de Indie Rock são conhecidos por fazerem questão de manter controle completo de sua música e carreira, lançando álbuns por gravadoras independentes (empresas por vezes fundadas e gerenciadas pelos próprios artistas) e baseando toda a divulgação de seu trabalho em turnês, rádios independentes e, mais atualmente, na internet. São bandas como: Franz Ferdinand, Oásis.

Psychobilly: é um gênero musical geralmente descrito como um mistura entre o punk do final dos anos 70 e o Rockabilly norte-americano dos anos 50. O gênero também é caracterizado pelas referências à filmes de terror e assuntos como violência, sexualidade lúgubre e outros tópicos geralmente considerados tabus, embora apresentados de forma cômica e corajosa, exemplo: The Meteors.

Rockabilly: é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll, tendo surgido no começo da década de 1950. O termo "Rockabilly" é um portmanteau de Rock e Hillbilly, este último uma referência à música Country (que costumava ser chamada de Música Hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu enormemente ao desenvolvimento do gênero. Outras influências importantes foram Owestern Swing, o Boogie Woogie e o Rhythm and blues. Exemplo: Bill Haley and the Comets.

Folk: um gênero musical que combina elementos de música Folclórica e Rock. O termo surgiu em um movimento que cresceu nos Estados Unidos e Canadá em meados da década de 1960. O som era composto por harmonias vocais afinadas e uma abordagem limpa para a utilização de instrumentos elétricos como a guitarra elétrica. O repertório era desenvolvido a partir de fontes folclóricas e também de outros artistas como Bob Dylan.

Rock Industrial: é um gênero musical que mistura a Música Industrial com específicos subgêneros do Rock. As primeiras fusões da música industrial com o rock foram praticadas por bandas post-punk, incluindo Chrome, Killing Joke, Swans, Foetus e Big Black. São de alguns exemplos: Orgy, Static-x, Spineshank, Dope, Celldweller e Rammstein.

Pop Rock: é uma variação do estilo musical conhecido como Rock, num estilo popular, com atitudes mais calmas, próximo ao estilo comum de música pop. Dados os exemplos: Beatles e Red Hot Chilli Peppers.


Glam Rock: O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de Rock N’ Roll esbanjavam energia sexual. A ênfase lírica abordava a "Revolução Adolescente" (T. Rex - “Children of the Revolution “, Sweet - “Teenage Rampage“) assim como uma ampla notoriedade na direção de temas heterosexuais, sobre a decadência e fama. Os cantores de Glam freqüentemente vestem-se de forma andrógina, com maquiagem vistosas, trajes extravagantes não diferentes aos que Liberace e Elvis Presley vestiam quando tocavam em cabarés. Um exemplo famoso seria David Bowie durante a fase de Ziggy Stardust e Aladdin Sane. Ambigüidade sexual percebida era em resumo uma moda: algumas bandas começaram a tocar com trajes patentemente ridículos. O Glam Rock se diferencia do Glam Metal, por ter um som menos pesado.


Rock Alternativo: o termo usado para qualquer som que se aproxime do Rock, mas que, não se encaixou em nenhuma de suas vertentes.Rem e The Doors são exemplos.

Grunge: Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do Rock Alternativo, que surgiu no final da década de 80 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle. É inspirado pelo Hardcore Punk, pelo Heavy Metal e pelo Indie Rock. Os temas das bandas nomeadas Grunge geralmente estão relacionados com letras cheias de angústia e sarcasmo, entrando em temas como a alienação social, apatia, confinamento e desejo pela liberdade. A estética Grunge é despojada em comparação com outras formas de Rock, e muitos músicos Grunge foram observados por suas aparências desleixadas e pela rejeição da teatralidade. Nirvana e Foo Fighters são os exemplos.


Gypsie Punk: é um gênero de música híbrido, que originalmente cruza música romena com Punk Rock e outros estilos musicais. Exemplo: Gogol Bordello.

Gotico: surgiu no fim dos anos 70, música característica da subcultura gótica, inspirado essencialmente na atmosfera decadentista do pós-punk e em sua emergente estética. São bandas como: Evanescence e The Cure.

Punk Rock: Possue versos e riffs não muito complexos.É um estilo bem melódico.Seus solos são muito simples,e às vezes,a música não tem solo.Sua banda pioneira foi o The Ramones, além deles se encaixa também: Green Day, Tokio Hotel e The Offspring.

Pop Punk: As músicas são caracterizadas pela batida Punk/Hardcore tradicional, vocal limpo, contrabaixo com arranjo independente e guitarras pesadas em harmonia, com direito a solos curtos, porém seguindo regras musicais, campo harmônico, etc. As letras falam sobre política, rebeldia adolescente, garotos(as), colégio, pais, bebida, festas, skate, tudo que faz parte da cultura jovem americana. Suas roupas são mais agradáveis que os punks 70/80, porém ainda se vê muito preto. Calças folgadas, bermudas, camisas de malha, tênis, cabelo espetado ou para baixo, careca, boné ou touca, piercings e tatuagens, um exemplo de uma banda Pop Punk: Blink182.

Hardcore Punk: no contexto punk, refere-se à cena musical surgida internacionalmente através da "segunda onda do punk", no final dos anos 70, e mais comumente a um estilo de Punk Rock caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e frustrações individuais, cantadas de forma agressiva. Alguns exemplos: Germs, GG Allin, Black Flag, Middle Class, The Adolescents, Suicidal Tendencies, Vicious Circle.

Hardcore Melódico: é um estilo surgido no início da década de 80. Utiliza elementos característicos do Hardcore Punk tradicional, como tempo acelerado, guitarras distorcidas e músicas de curta duração, mas seus arranjos são mais elaborados e claramente distinguíveis, se aproximando mais da sensibilidade pop do que o estilo original. CPM 22 e Paramore são os exemplos mais clássicos.

New York Hardcore: refere-se à música Hardcore Punk e Metal Core criada na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos e a subcultura associada a ela, que tem o Street Punk/.Como base ideológica, porém as bandas do estilo apresentam uma sonoridade agressiva com fortes influências do Thrash Metal, Crossover Thrash e até mesmo do Death Metal. Exemplos disso são: Biohazard e Sick of It All.


New Metal/Nu Metal:
Nu Metal, também conhecido como New Metal ou Nü Metal (em português: Novo Metal), é um gênero musical desenvolvido em meados da década de 1990 que fundiu influências do Grunge e do Metal alternativo com Grunge e Rap com vários subgêneros do Heavy Metal Linkin Park e System Of a Down são os exemplos.


Emocore: Atualmente, os termos "emo" e "emocore" não mais definem um gênero com as mesmas origens e características, mas sim encarados como um termo 'guarda-chuva' para tudo o que seja melódico e expressivo, o que gera muita confusão e polêmica sobre os rótulos de bandas dos mais variados gêneros, desde o Teen Pop até o Heavy Metal. Muitos críticos consideram o próprio termo "emo" como uma forma de ofensa. My Chemical Romance, Nx Zero e a banda Fresno, são as mais consideradas.

Country Rock: é um sub-gênero da música popular, formado a partir da fusão do rock com a Música Country. O termo é geralmente usado para se referir aos músicos de rock que começou a gravar Rock com acento "Country" no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, como Bob Dylan e The Byrds e foi bastante popular nos anos 1970 com artistas como Emmylou Harris e os Eagles. os dias atuais Creedence.

Thrash/core: (também conhecido como Fastcore) é um subgênero do Hardcore Punk que surgiu no início dos anos 80 e tem como características: Vocal agressivo (geralmente rouco ou gutural)

Andamentos ainda mais acelerados do que a média do estilo

Bateria no estilo blast beats. Exemplo: Questions.


Folk Metal: Estes são os principais elementos para uma banda ser considerada folk metal.

A presença de instrumentos musicais folclóricos (gaita-de-fole, violino, flauta, harpa, etc.) ou apenas o som destes feito por um teclado ou sintetizador.

Ritmos e melodias feitos com os instrumentos usuais do Heavy Metal, cuja sonoridade remete à música folclórica.

Linhas vocais típicas da música folclórica.

Letras com temas folclóricos ou mitologicos.

Exemplo: Tuatha de Danan


White Metal: O metal cristão (ou o estrangeirismo white metal) é um gênero musical que engloba todo estilo de metal que possua letras cristãs. Muitos não o consideram um gênero musical, por ser um termo muito abrangente. Esses o consideram apenas uma nomenclatura que agrega todos os estilos de metal com letras cristãs. O gênero pode referir-se a qualquer estilo de metal (Glam, Heavy, Power, Symphonic, etc) que possua letras cristãs. Temos exemplos da banda Alemã: At Vance e a banda brasileira: Eterna.

Rock Progressivo: O estilo recebeu influências da música Clássica e do Jazz Fusion, em contraste com o rock estadunidense historicamente, influenciado pelo Rhythm and Blues e pela música Country. Ao longo dos anos apareceram muitos sub-gêneros deste estilo tais como o Rock Sinfônico, o Space Rock, o Krautrock, o R.I.O e o Metal Progressivo. O estilo das músicas tem como definição: Composições longas,com harmonia e melodias complexas, aproximando-se muito da música erudita; Letras que abordam temas como ficção científica, fantasia, religião, guerra, amor, loucura e história; Álbuns conceptuais, nos quais o tema ou história é explorado ao longo de todo o álbum; Uso proeminente de instrumentos eletrônicos, particularmente de teclados; O uso de síncope, compassos compostos e mistos, escalas musicais e modos complexos, Enormes solos de praticamente todos os instrumentos, expressamente para demonstrar o virtuosismo e feeling dos músicos e Inclusão de peças clássicas nos álbuns. Pink Floyd é um dos grandes nomes conhecidos deste estilo.

Progressivo Metal:também conhecido como Prog Metal, é uma versão pesada do Rock Progressivo, distinguido pelo uso de estruturas de composição complexas, linhas de tempo diferentes e outras características. Pode-se dizer que é o mais complicado estilo musical dentre as ramificações do Rock. Assim temos o exemplo de Dream Theater.

Rock Clássico: (classic rock em inglês) é uma definição dada a músicos de Rock'N'roll considerados inovadores, surgidos principalmente entre o princípio da década de 1960 e final da década de 70. Assim como o rei do Rock Elvis Presley.


Vamos encerrando por aqui o post com a música “Losing My Religion” do R.E.M, que particularmente me agrada muito :)


You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Gênero musical da banda Tokio Hotel"

Postar um comentário

featured-video

Blog Archive